Produtos "diet" e "light"

É cada vez mais frequente encontrarmos alimentos nos supermercados com rótulos contendo as palavras "diet" ou "light" assim como em anúncios publicitários.
No entanto muitas pessoas ainda desconhecem as reais funções destes alimentos.
Acreditam que ajudam a emagrecer, mas nem sempre isso acontece.

O que é um alimento "diet"

Um alimento ou bebida é considerado "diet", quando há a ausência total de um determinado componente como a açúcar, o sal e a gordura.
Os alimentos diet, de um modo geral, são recomendados para pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar.
Isto aplica-se aos diabéticos, que consomem alimentos isentos de açúcar; indivíduos hipertensos, que utilizam produtos que não contêm sódio.
Muitos acreditam que os alimentos diet podem ser usados em dietas para emagrecer, mas nem todos os alimentos diet apresentam redução calórica relevante, e por isso devem ser evitados.
Um exemplo comum é o chocolate diet, que, apesar de ter 0% de açúcar, apresenta valor calórico maior que o chocolate normal.
Isto deve-se ao facto de o chocolate diet conter mais gorduras que o convencional, para manter o sabor e a textura parecidos com o chocolate não-diet. Logo, não ajudaria a emagrecer.
O chocolate diet é recomendado para diabéticos.


O que são alimentos "light"

Os alimentos ditos light, são aqueles em que há a redução na quantidade de um ou mais ingredientes.
Pode haver diminuição do teor de sódio, gordura total, gordura saturada, colesterol, açúcar e calorias.
Na composição dos alimentos light, deve haver redução mínima de 25% de algum ingrediente em relação ao normal. Para que um produto light apresente redução em calorias, é preciso que um componente que forneça energia, como o carboidrato, proteína ou gordura, tenha a sua quantidade reduzida. Caso contrário, um alimento em que haja redução de um componente não energético, como o sódio, o valor calórico permanece inalterado.
Também importa salientar que mesmo que o alimento tenha menor quantidade de gordura, não pode ser consumido em exagero, pois pode ser prejudicial à saúde.

É muito importante que o consumidor leia os rótulos dos produtos e também a composição dos alimentos antes de os comprar, para ter certeza de que poderá consumi-los, conforme as suas necessidades.



1 comentários:

  1. Eco Casa - Quem somos? disse...

    COCA!!!
    ina/cola
    fica à descrição

    ta giro...