Somos um grupo de estudantes do 12º ano. Francisca Ramos, Carolina Brito, Renato Viana e Luís Sampaio. Pretendemos com este blog divulgar o nosso projecto sobre "Nutrição", publicando as nossas pesquisas, reflexões, fotografias e vídeos.
Para permitir um maior esclarecimento e informação, será colocado em votação neste espaço, semanalmente, um assunto relacionado com a nutrição e alimentação.
Quantas refeições costumas realizar por dia?
10 alimentos saudáveis
A lista foi revelada este ano, na sequência dos últimos estudos realizados pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos. São dez dos alimentos que melhores propriedades apresentam na prevenção e protecção contra doenças.
Maçãs Boa fonte de pectina, uma fibra que reduz o colesterol e os níveis de glucose, e de vitamina C, um antioxidante fundamental que ajuda o organismo a absorver o ferro e o folato.
Amêndoas Muita fibra, riboflavina, magnésio, ferro, cálcio e vitamina E. Com um alto teor de gordura, mas da monosaturada, a que protege o coração e faz diminuir os níveis de mau colesterol (LDL).
Brócolos Contêm cálcio, potássio, folato, fibra e fitonutrientes, compostos que podem ajudar a prevenir a diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. Ricos também em vitamina C e fonte do antioxidante beta-caroteno.
Amoras Fontes de fibra pouco calóricas. ajudam a manter a capacidade de memória e reduzir o dano celular ligado ao envelhecimento. Contêm antioxidantes e fitonutrientes.
Feijão encarnado Pobre em gordura e óptima fonte de antioxidantes, proteína, fibra dietética, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e tiamina.
Salmão É já muito conhecido o seu alto teor em ácidos gordos ómega 3, que são benéficos para o coração. É pobre em gordura saturada e colesterol e é uma boa fonte de proteína. Prefere salmão selvagem, é menos provável que contenha químicos tóxicos, como o mercúrio.
Espinafre Rico em vitamina A, cálcio, folato, ferro, magnésio, riboflavina e vitaminas B6 e C. Possui compostos que fortalecem o sistema imunitário e ajudam a prevenir certos tipos de cancro.
Batata doce Rica em beta-caroteno e vitamina C, também contém fibra, vitamina B6 e potássio. Não têm gordura e é relativamente pouco calórica.
Sumo de vegetais Forma muito simples de introduzir o consumo de vegetais na alimentação: contêm as mesmas vitaminas, minerais e os nutrientes dos alimentos originais. O sumo de tomate, por exemplo, é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir o risco da ocorrência de ataques cardíacos e de alguns cancros. Prefere variedades com pouco sódio.
Gérmen de trigo Uma fonte concentrada de nutrientes: duas colheres de chá fornecem uma dose considerável de tiamina, folato, magnésio, fósforo, ferro e zinco. Pode ser utilizado em cereais de pequeno-almoço, iogurte e saladas, ou como ingrediente em bolos, bolachas ou panquecas (se não abusares destes alimentos).