O Manifesto de Jamie
Oliver

Jamie Oliver, um célebre chef inglês, acompanhou nos últimos anos as refeições servidas nas cantinas de algumas escolas na Inglaterra.
Verificou que os menus diários não tinham um papel saudável na alimentação dessas crianças e adolescentes, motivo pelo qual pensou numa alimentação saudável, fresca e saborosa para todos.

Incita as crianças e os jovens, assim como os pais para fazerem mudanças radicais, pois ele não consegue mudar hábitos alimentares vinculados sozinho. Tem de partir de cada um de nós.
Argumenta também que o que comemos afecta o nosso comportamento, humor, saúde e concentração, sendo para isso necessário existir uma “revolução alimentar” nos sistemas de almoço das cantinas escolares.
Elaborou um manifesto, que poderemos encontrar no seu site, que consiste num apelo a essa mudanças radicais que passam por uma re-educação alimentar e nutricional :


nas escolas
tendo os alunos por exemplo aulas de culinária para aprenderem a cozinhar devidamente os alimentos e perceberem os seus benefícios;

os professores
devem adquirir competências culinárias também, para ensinar correctos hábitos alimentares aos seus alunos;

os pais
devem estar atentos e educá-los para hábitos alimentares responsaveis e saudáveis.


A existência de campanhas e fundos por parte do governo para formar e informar as pessoas sobre uma alimentação saudavel e equilibrada, também é muito importante.


“With obesity costing the NHS more than smoking, it seems logical that a similar campaign should be appropriate.”









Traduzido e adaptado

0 comentários: